DICAS XD

Embarque

Embarque: Na hora do embarque é obrigatório a apresentação do documento de identidade original pelo passageiro, com foto, no seu prazo de validade e em bom estado de conservação. A responsabilidade pela apresentação dos documentos é pessoal e exclusiva do passageiro. Para embarque em voos nacionais, é necessário chegar com uma hora de antecedência. Para voos internacionais, três horas de antecedência é o recomendado.
Documentação exigida para viagens nacionais
RG, expedido pela SSO dos Estados ou Distrito Federal; Carteira Nacional de Habilitação; Carteiras Profissionais, emitidas pelos Conselhos; Carteira de Trabalho; ou Passaporte.

Documentação exigida para viagens internacionais

Passaporte válido, visto consular (quando exigido pelo país de destino) e carteira de vacinação, para aqueles países que a exigem como obrigatoriedade de entrada. Importante: A maioria dos países do Mercosul aceitam o RG EXPEDIDO NO Brasil, quando em bom estado de conservação. Muitos países exigem que o passaporte tenha, no mínimo, seis meses de validade antes da data inicial da viagem. Favor consultar a regra de cada país junto ao seu agente XD Turismo.

Menores de 12 anos viajando

Acompanhados de parentes – (pai, mãe, avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos): Deverão portar documento formal que comprove parentesco. Acompanhados de pessoas sem vínculo de parentesco – Além do documento de identificação, deverão portar documento firmado em cartório pelos pais ou responsável legal que confira autorização para viajar com a criança.

Crianças desacompanhadas

É permitido apenas em condições acordadas com a companhia aérea, desde que devidamente autorizadas pelo Juizado da Vara da Infância e da Juventude.

Crianças e adolescentes em viagens internacionais

Passaporte válido. Para viajar desacompanhado dos pais é necessária autorização judicial fornecida pela Vara da Infância e da Juventude. Se viajar com apenas um dos pais é necessária autorização do pai/mãe ausente com firma devidamente registrada em cartório.

Atenção: Crianças e adolescentes viajando com o novo passaporte (modelo azul), acompanhados ou não dos pais, deverão apresentar no check-in o documento de identidade ou certidão de nascimento para comprovar a paternidade, pois o novo passaporte azul não possui esta informação.

Bagagem

Leve sempre a menos bagagem possível – não deve exceder 5 kg ou a dimensão de 115 cm para a de mão, limite máximo permitido para a maioria das cias aéreas. A permissão de bagagem por passageiro está indicada em seu bilhete. Leve uma peça de roupa na bolsa de mão para caso de sua bagagem ser extraviada. Para declarar algum aparelho eletrônico, leve-o à Receita Federal do aeroporto. Ponha etiquetas com nome e telefone dentro e fora da sua mala e nunca a deixe desacompanhada.

Taxas e alterações

Nem sempre todas as taxas aeroportuárias ou governamentais estão embutidas no bilhete aéreo. Algumas poderão ser cobradas nos aeroportos, por isso, esteja preparando para eventualidades. Cada bilhete possui regras específicas quanto a alterações ou reembolsos, sendo que algumas tarifas não permitem estas possibilidades.

Reconfirmação de voos

Em caso de voos internacionais, reconfirme as datas, horários e aeroportos junto à companhia aérea com, no mínimo, 72 horas de antecedência. O não comparecimento do passageiro para embarque incide em multa pela companhia aérea ou até mesmo a perda da passagem.

Telefones úteis

  • Procon: 151
  • Infraero (Ouvidoria): 0800 727 1234
  • Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): 0800 611 997
  • Receita Federal: 0300 780 300
  • Polícia Federal: 194


 Para maiores informações ou dúvidas entre em contato conosco.

clique aqui